Um recital do pianista José Eduardo Martins nesta sexta-feira, dia 7, no Teatro Guarany, em Santos, abre a programação da Semana Gilberto Mendes, que homenageia o compositor no seu centenário de nascimento.
A semana foi idealizada por um grupo de amigos do compositor e conta com apresentações dos pianistas André Mehmari, Antônio Eduardo e Rubens Russomanno Ricciardi, além da participação de outros grandes nomes da música como Arrigo Barbabé, Livio Tragtenberg, Julio Medaglia e Luís Gustavo Petri.
Além dos concertos, serão realizadas palestras e lançamentos de livros sobre Mendes. A programação acontece no Teatro Guarany (com exceção do concerto da Sinfônica Municipal de Santos) e é gratuita. Haverá também uma mostra de filmes no Museu da Imagem e Som de Santos, com longas que fizeram parte da trajetória pessoal do compositor, amante do cinema.
Hoje, antes do recital de José Eduardo Martins, a professora Heloísa de A. Duarte Valente fará o workshop “Viver sua música: dos Mares do Sul à praia do Boqueirão”.
O grupo Hespérides das Américas faz apresentações amanhã e domingo, quando haverá também bate-papo sobre o LP do Madrigal Ars Viva lançado em 1971, do qual participam Luiz Celso Rizzo, Luís Gustavo Petri e Roberto Martins.
Na quinta-feira, dia 13, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos toca no Teatro Municipal Brás Cubas, sob regência de Petri e com o Coro Municipal de Santos, regido por Nailse Machado. O programa tem obras emblemáticas, como Beba Coca-Cola, Santos Football Music e Último tango em Vila Parisi.
No dia 14, acontece o lançamento do livro Gilberto Mendes: notas bibliográficas, de Flávio Viegas Amoreira, com bate-papo entre o autor, Manuel da Costa Pinto, Márcio Barreto e Zé Tahan. E, em seguida, André Mehmari faz o recital Passeando com Mendes.
A programação de sábado começa com mais um lançamento de livro: Poéticas do agora, com textos sobre Gilberto Mendes e o Festival Música Nova. O volume foi organizado por Márcio Barreto. Em seguida, o maestro Júlio Medaglia faz a palestra A música dos séculos, com participação de Barreto, Arrigo Barnabé, Luís Gustavo Petri e Livio Tragtenberg. E a programação do dia se encerra com concerto batizado de O Imponderável Estado do Mar, do qual vão participar diversos músicos.
Domingo, 16, o último dia da programação será marcado pelo lançamento do livro Gilberto Mendes: Modernidade, pós modernidade, transmodernidade na música contemporânea brasileira. E por duas apresentações musicais: um recital de Rubens Russomanno Ricciardi e um concerto do pianista Antonio Eduardo, organizador do livro, com o Ensemble Gilberto Mendes.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Revista CONCERTO Os cem anos de Gilberto Mendes, por João Marcos Coelho [acesso exclusivo para assinantes]
João Luiz Sampaio Quando Gilberto Mendes fez do futebol música experimental
Notícias Academia do Theatro São Pedro encena 'El barberillo de Lavapiés'
Notícias São Paulo Chamber Soloists fará concerto em Nova York
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.