O maestro britânico Thomas Blunt faz nesta terça-feira, dia 25, sua estreia como regente titular do Coro da Osesp, dando início a um contrato de dois anos. O concerto acontece na Estação CCR das Artes, novo espaço para apresentações contíguo à Sala São Paulo, no Complexo Julio Prestes, inaugurado em janeiro.
O programa tem obras de Gustav Holst (Nunc Dimittis), William Byrd (Sing joyfully e Laudibus In Sanctis), Orlando Gibbons (O clap your hands), Michael Tippett (A child of our time: Five Spirituals) e Aylton Escobar (Ave Maria e Agnus Dei).
“Este concerto reflete minha visão para esse novo momento”, afirma Blunt. “Escolhi um programa que estabelece um diálogo entre o antigo e o novo, entre a tradição musical inglesa e a riqueza da polifonia ibérica e brasileira. Algumas dessas obras me acompanham desde a infância e são profundamente pessoais para mim, enquanto outras, como a música de Escobar, são descobertas recentes que me fascinam. Além disso, levei em consideração a acústica da Estação CCR das Artes ao elaborar o repertório, buscando um equilíbrio entre ressonância e clareza.”
Blunt trabalhou com o Coro da Osesp pela primeira vez em 2011 e, de lá para cá, comandou o grupo em obras como a Missa nº 2 em mi menor, de Bruckner, o Réquiem alemão, de Brahms, e a Petite Messe Solennelle, de Rossini – esta em 2023, quando esteve no Brasil pela última vez. Ele estará presencialmente com o grupo durante dez semanas ao longo do ano e irá liderar o processo de contratação de um novo Maestro Preparador.
O grupo estava sem titular desde a saída de Valentina Peleggi, que ocupou o posto entre 2017 e 2019.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Com três séries, Sinfônica da USP celebra 50 anos na nova temporada
Crítica Do jovem leão do piano ao grande artista da maturidade, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Em disco, um retrato de corpo inteiro de Radamés Gnattali, por João Marcos Coelho
Acervo CONCERTO Acervo CONCERTO: Em conversa com Mário Ficarelli
Ouvinte Crítico Participe e dê sua opinião sobre a produção de 'O guarani' em cartaz no Theatro Municipal de São Paulo
![Thomas Blunt durante concerto com o Coro da Osesp em 2023 [Divulgação/Laura Manfredini]](/sites/default/files/inline-images/w-2023_03_26_cor01_concerto_blunt_solistas_fotos_laura_manfredini_55_4fdba826b7.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.