A série Música pela Cura, da Tucca, apresenta na quarta-feira, Dia da Consciência Negra, espetáculo que vai reunir na Sala São Paulo o coletivo norte-americano D-composed e o violonista brasileiro Plinio Fernandes.
A apresentação, com destaque para compositores e compositoras negros, inclui a estreia mundial de Saravá, encomenda do D-composed e da Tucca ao compositor João Luiz Rezende. Além da obra, serão apresentadas peças de Tomeka Reid (Prospective Dwellers), Jessie Montgmery (VooDoo Dolls), Daniel Bernard Roumian (Quarteto nº 5), Villa-Lobos (Cinco prelúdios para violão) e Leo Brouwer (Quinteto para violão e cordas).
O D-composed é um coletivo de música negra que surge da fusão entre a tradição e a vanguarda. O grupo reúne artistas dedicados à integração das raízes da música negra ao universo da música clássica. A proposta do grupo não se limita à excelência na execução musical, mas também à reflexão sobre a história e as experiências da população negra.
Brasileiro radicado na Inglaterra, Plinio Fernandes é nome de destaque da nova geração de artistas brasileiros e grava com exclusividade para o selo Decca, pelo qual lançou Saudade, em 2022, e Bacheando, em 2023.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Evandro Matté deixa direção da Sinfônica de Porto Alegre; Manfredo Schmiedt assume
Notícias Prepare-se: os destaques da agenda de óperas e concertos
Notícias Festival Ópera na Tela exibe 11 montagens em sua nova edição
Crítica Joshua Bell e um domínio transcendental do violino, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Enrique Graf: uma fusão perfeita e orgânica entre intérprete e piano, por Jorge Coli
Opinião A arte erudita para as massas, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.