Festival Ópera na Tela exibe 11 montagens em sua nova edição

por Redação CONCERTO 18/11/2024

O Festival Ópera na Tela será realizado entre novembro e dezembro, com exibição de 11 produções de óperas de alguns dos mais importantes teatros do mundo. No Rio de Janeiro, o evento acontece no Parque Lage, entre os dias 22 de novembro e 3 de dezembro; em São Paulo, as exibições serão feitas na Sala do Conservatório do Complexo Theatro Municipal, de 26 de novembro a 9 de dezembro. 

Da Ópera de Paris, será exibida Don Quixote, de Massenet, com Christian van Horn no papel-título, direção musical de Patrick Fournillier e direção cênica de Damiano Michieletto. Outros teatros franceses estarão representados: Théâtre des Champs-Elysées, com La Périchole, de Offenbach, regida por Marc Minkowski; Opéra Comique de Paris, com Lakmé, de Delibes, com direção musical de Raphaël Pichon e Sabine Devieilhe como Lakmé; e Théâtre du Capitole de Toulouse, com Os pescadores de pérolas, de Bizet, com Anne-Catherine Gillet e Mathias Vidal encabeçando o elenco. 

A programação inclui duas produções da Arena de Verona, na Itália. A primeira é La bohème, de Puccini, com Vittorio Grigolo (Rodolfo) e Juliana Grigoryan (Mimi) – a direção musical é de Daniel Oren e a concepção cênica, de Alfonso Signorini. A segunda é Tosca, na célebre montagem de Hugo de Ana, aqui com a soprano Sonya Yoncheva como Floria Tosca e Grigolo como Cavaradossi. 

Do Teatro Alla Scala de Milão também serão mostradas duas produções, ambas de óperas de Puccini: La rondine, com regência de Riccardo Chailly, direção de Irina Brook e a soprano Mariangela Sicilia como Magda; e Turandot, com a soprano Anna Netrebko encabeçando o elenco que tem ainda Raul Gimenez (Emperador Altoum), Vitalij Kowaljow (Timur) e Yusif Eyvazov (Calaf), com regência de Michele Gamba e encenação de David Livermore. 

Netrebko também é a protagonista da produção de La Gioconda, gravada no Teatro di San Carlo, em Nápoles, na Itália. Pinchas Steinberg rege e Romain Gilbert assinam a produção, que conta ainda com o tenor Jonas Kaufmann e o barítono Ludovic Tézier. 

Os grandes festivais europeus também estão presentes. De Baden-Baden, será exibida Elektra, de Strauss, com a Filarmônica de Berlim regida por Kirill Petrenko e Nina Stemme no papel-título. E, de Salzburgo, o destaque é Macbeth, de Verdi, com a Filarmônica de Viena e o maestro Philippe Jordan: a encenação é de Krzysztof Warlikowski e, no elenco, estão Asmik Grigorian (Lady Macbeth) e Vladislav Sulimsky (Macbeth).  

Veja mais detalhes sobre os horários de exibição no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícia 
Evandro Matté deixa direção da Sinfônica de Porto Alegre; Manfredo Schmiedt assume
Notícia Prepare-se: os destaques da agenda de óperas e concertos
Crítica Joshua Bell e um domínio transcendental do violino, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Enrique Graf: uma fusão perfeita e orgânica entre intérprete e piano, por Jorge Coli
Opinião A arte erudita para as massas, por João Marcos Coelho

Anna Netrebko em cena de 'La Gioconda', no Teatro San Carlo di Napoli [Divulgação/Luciano Romano]
Anna Netrebko em cena de 'La Gioconda', no Teatro San Carlo di Napoli [Divulgação/Luciano Romano]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.