Joshua Bell
O violinista Joshua Bell e o pianista Peter Dugan apresentam-se hoje no Teatro Cultura Artística e na quarta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (pela série da Dellarte). O programa tem obras de Tartini, Schubert, Wieniawski e Fauré.
Consciência negra
A Sinfônica de Minas Gerais toca na terça e na quarta no Palácio das Artes um programa para celebrar o Mês da Consciência Negra. Ângela Rafael Fonseca rege obras de Padro José Maurício, Chiquinha Gonzaga e Henrique Alves de Mesquita.
Octeto
No Teatro Cultura Artística, na terça e na quarta, a atração é o grupo formado pelos músicos de dois dos mais importantes quartetos da atualidade, o Belcea e o Ébène. Eles vão interpretar os octetos de Mendelssohn e Enescu.
Plínio Fernandes
O violonista Plínio Fernandes e o grupo D-Composed se apresentam na quarta-feira na Sala São Paulo pela temporada da Tucca. O programa tem obras de Tomeka Reid, Jessie Montgomery, Daniel Roumian e João Luiz, Saravá, peça encomendada a ele pelo grupo.
María de Buenos Aires
O Theatro Municipal de São Paulo traz de volta, a partir de quinta, sua montagem da ópera María de Buenos Aires, de Piazzolla, estreada durante a pandemia. Direção geral de Kiko Goifman e direção musical de Roberto Minczuk.
Românticos
Também na quinta, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresenta na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, o programa Fulgurâncias românticas, com o Quarteto op. 12 de Mendelssohn e o Quarteto A morte e a donzela, de Schubert.
Hilda Furacão
Após temporada em São Paulo, a ópera Hilda Furacão, de Tim Rescala, faz temporada em Belo Horizonte nos dias 21 e 22. O projeto é uma parceria do compositor com a Orquestra Ouro Preto e o maestro Rodrigo Toffolo. Direção de Juliano Mendes.
Noite Beethoven
Em Porto Alegre, na quinta, a Orquestra do Theatro São Pedro apresenta programa dedicado à obra de Beethoven, com o Concerto tríplice (com Jauro Gehlen, Brigitta Calloni e Martina Ströher) e a Sinfonia nº 3. Regência de Evandro Matté.
Marc-André Hamelin
A Osesp recebe, nos dias 21, 22 e 23, o pianista Marc-André Hamelin, que vai interpretar o Concerto nº 23 de Mozart. Ele substitui Fazil Say, que cancelou a vinda ao Brasil por motivos de saúde. O programa, com regência de Elena Schwarz, tem ainda obras de Anton Webern e Dmitri Shostakovich. Sem a peça de Mozart, a Osesp se apresenta também no domingo, na série Concertos Matinais.
Lucas Thomazinho
Na quinta e na sexta, o pianista Lucas Thomazinho será o solista no Concerto para piano de Francis Poulenc, com a Filarmônica de Minas Gerais e o maestro John Axelrod. O programa tem também Os prelúdios, de Liszt, e a Sinfonia de Franck.
Percussão e canto
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo promove recital, na sexta, com os percussionistas Gabriel Novais, Daniel Lima e Léo de Paula e a violoncelista Liana Meirelles Paes. E, no sábado, apresentação da mezzo soprano Ana Lucia Benedetti com o pianista Ricardo Ballestero. Com transmissão pela internet.
Origens do Brasil
A cravista Rosana Lanzelotte se une aos músicos da Orquestra Sinfônica de Sergipe na sexta para o concerto Brasil e suas origens. Serão apresentadas, sob regência de Guilherme Mannis, obras frutos de pesquisa do Instituto Musica Brasilis.
Duo Siqueira Lima
O Duo Siqueira Lima é a atração de sexta e sábado da série de violão do Teatro Cultura Artística. O duo vai apresentar um programa com obras de Granados, De Falla, Paulo Bellinati, Tom Jobim, Gershwin, Debussy e Piazzolla.
Marina Martins
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no sábado, a Orquestra Sinfônica Brasileira recebe como solista a violoncelista Marina Martins, que toca o Concerto de Haydn. Felipe Prazeres rege o programa, com obras também de Neukomm e Schubert.
Gabrielle Leite
Anderson Alves rege a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no sábado, em concerto pela semana da Consciência Negra. A violonista Gabrielle Leite será a solista no Concerto para violão e pequena orquestra de Villa-Lobos.
Mignone e Guarnieri
No domingo, a Orquestra Sinfônica do Paraná, o maestro Claudio Cruz e a pianista Clelia Iruzun fazem programa dedicado à música brasileira. Eles vão interpretar o Concerto para piano e orquestra de Mignone e a Sinfonia nº 2 de Camargo Guarnieri.
Estreias mundiais
Grupo residente do Teatro Cultura Artística, a São Paulo Chamber Soloists recebe o pianista Sergio Tiempo no domingo. Serão estreadas duas obras de Esteban Benzecry, encomendadas pelo teatro: a Abertura e o Concerto para piano e cordas.
[Notícia atualizada para incluir a informação sobre o cancelamento da vinda ao Brasil do pianista Fazil Say, que se apresentaria com a Osesp, e sua substituição por Marc-André Hamelin]
Leia também
Notícia Evandro Matté deixa direção da Sinfônica de Porto Alegre; Manfredo Schmiedt assume
Notícia Festival Ópera na Tela exibe 11 montagens em sua nova edição
Crítica Joshua Bell e um domínio transcendental do violino, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Enrique Graf: uma fusão perfeita e orgânica entre intérprete e piano, por Jorge Coli
Opinião A arte erudita para as massas, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.