A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre anunciou na manhã desta segunda-feira a nomeação de Manfredo Schmiedt para o posto de diretor artístico. Ele substitui o maestro Evandro Matté, que ocupou a posição nos últimos dez anos, ao longo dos quais fez da orquestra referência no cenário brasileiro, com programação semanal e a construção de uma sede, a Casa da Ospa.
A mudança foi anunciada pelo presidente da Fundação Ospa, Gilberto Schwartsmann, durante reunião com músicos e colaboradores. Na ocasião, foi comunicado também que a regência do Coro Sinfônico da Ospa, antes de Schmiedt, ficará a cargo do maestro Diego Schuck Biasibetti
Segundo o comunicado, Matté “deixa o cargo para se dedicar a novos projetos pessoais” – ele também é diretor da orquestra Theatro São Pedro de Porto Alegre. “A Fundação Ospa registra aqui seu profundo agradecimento ao maestro Evandro Matté, pelo empenho e dedicação ao longo de dez anos, com resultados artísticos e institucionais que ficarão para sempre na história da orquestra.”
Schmiedt era o maestro do Coro Sinfônico da Ospa desde 1992. Entre 2002 e 2020, foi regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Como diretor artístico da Ospa, será o principal responsável pela programação dos concertos, tanto nas linhas temáticas quanto na escolha de regentes e solistas convidados, diz a fundação.
Leia também
Notícia Prepare-se: os destaques da agenda de óperas e concertos
Notícia Festival Ópera na Tela exibe 11 montagens em sua nova edição
Crítica Joshua Bell e um domínio transcendental do violino, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Enrique Graf: uma fusão perfeita e orgânica entre intérprete e piano, por Jorge Coli
Opinião A arte erudita para as massas, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.