A Orquestra Sinfônica de Santo André lançou um vídeo no qual apresenta, de maneira reduzida e didática, alguns dos principais trechos da ópera O guarani, de Carlos Gomes.
O projeto tem direção musical de Abel Rocha e concepção visual de Luisa Almeida, que já havia trabalhado com o grupo no projeto Trilogia trancafiada, no qual os músicos refletiam sobre o momento de pandemia.
Na “micro-ópera” construída a partir de O guarani, um narrador apresenta o desenrolar da história, que é pontuada por trechos breves de árias e duetos, com a participação do tenor Paulo Mandarino, a soprano Rosana Lamosa, o barítono Leonardo Neiva e os baixos Saulo Javan e Anderson Barbosa.
O projeto celebra os 150 anos de estreia da ópera, que consagrou Carlos Gomes nos palcos italianos ao subir no palco do Teatro Alla Scala de Milão, em março de 1870.
O objetivo, segunda a orquestra, “é criar micro-narrações sinfônicas, lúdicas e adequadas à linguagem atual da internet, contando o enredo da ópera em apenas 7 minutos, sem perder de vista a excelência musical unida a uma estética visual cativante”.
Leia mais
Notícias Morre, aos 36 anos, o pianista Rafael Andrade
Notícias CONCERTO Entrevista recebe a soprano Edna D’Oliveira
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Colunistas Mozart à portuguesa: um Réquiem para a pandemia, por Irineu Franco Perpetuo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.