Inscrições vão até o dia 31 de julho e evento terá etapa em Belém do Pará; participantes realizarão série de concertos
Estão abertas as inscrições para o programa Gestores em movimento, idealizado e coordenado pelo compositor João Guilherme Ripper. O programa será realizado em Belém e destina-se à capacitação de músicos e administradores culturais para a gestão de teatros e salas de concertos.
O programa abarca toda administração de projetos, com planejamento financeiro e artístico, história da música e ações de produção e pós-produção à formulação e realização de séries de concertos. O conteúdo será ministrado de forma híbrida, presencialmente e on-line, e contempla palestras e tutoriais com os profissionais da área cultural, administrativa e de produção, oficinas para a elaboração de programação musical a partir de parâmetros conceituais, artísticos e financeiros previamente definidos e criação, produção e realização de uma temporada de concertos.
Gestores em movimento está dividido em 3 módulos. O primeiro, presencial, será realizado nos dias 14 e 15 de agosto com sessões de palestras abordando temas como a visão geral do funcionamento de uma orquestra e de uma sala de concertos, planejamento artístico e orçamentário, repertório, planejamento e execução, orçamentos, leis de incentivo e comunicação.
Na sequência, também presencial nos dias 16 e 17 de agosto, os participantes serão divididos em 3 equipes. Cada uma delas elaborará um programa com uma visão e uma programação artística de acordo com metas e prazos. As equipes receberão um orçamento para produção e divulgação de uma série de três concertos, que será então realizada no módulo 3. Este acontece em dois períodos, o primeiro com tutorias on-line entre os dias 21 de agosto e 15 de setembro, e o segundo, entre os dias 27 e 29 de setembro, com a apresentação dos concerto em espaço ainda a ser definido.
Entre os palestrantes e orientadores estão destacados profissionais do mundo cultural, como André Cardoso (maestro, professor e presidente da Academia Brasileira de Música), Flavia Furtado (diretora do Festival Amazonas de Ópera), Glória Caputo (musicista, professora e gestora cultural), Gustavo Portela (diretor do Conteúdo Digital Binder), Marco António Junqueira (diretor da Sagre Agência de Projetos Incentivados), Miiguel Campos Neto (regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz), Nandressa Nuñez (produtora, diretora de palco e artista plástica), Rubens Almeida (iluminador) e o próprio maestro e compositor João Guilherme Ripper.
O programa Gestores em movimento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Associação dos Amigos da Sala e Sagre. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de julho no site do programa (clique aqui para acessar).
Leia também
Notícias Exposição recupera obra e trajetória do compositor Gilberto Mendes
Notícias Theatro São Pedro estreia produção de 'A raposinha astuta', de Janácek
Notícias Neojiba anuncia turnê por sete cidades das regiões norte e nordeste do país
Crítica ‘Carmen’ do Theatro Municipal do Rio mostra força, criatividade e excessos, por Márvio dos Anjos
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.