A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Studio3 Cia. de Dança apresentam nos dias 7, 8 e 9 o espetáculo Outros Toms, que homenageia Tom Jobim a partir de um olhar para seu trabalho como habilidoso sinfonista e orquestrador.
Com coreografia de Anselmo Zolla, direção cênica de William Pereira e direção musical de Wagner Polistchuk, o espetáculo é estruturado em três partes, que conectam sua obra a paisagens simbólicas do Brasil e a figuras importantes da cultura nacional.
A primeira parte do espetáculo é uma alegoria poética da construção de Brasília, entrelaçando a chegada dos “candangos”, trabalhadores anônimos que ergueram a capital, com a figura visionária de Oscar Niemeyer e o planejamento urbanístico de Lúcio Costa.
Na segunda parte, um trio em cena recria a síntese de Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, que teve Jobim como compositor da trilha sonora do filme baseado no livro.
A terceira parte é um tributo a Tom Jobim através da dança. Se todos fossem iguais a você e Saudades do Brasil, obras emblemáticas do compositor, “formam essa homenagem coreográfica, traduzindo em movimento a sofisticação rítmica e harmônica que o aproximam de Heitor Villa-Lobos e de outros grandes compositores”.
“A cenografia dinâmica de Outros Toms, composta por pisos que revelam novos volumes, cores e texturas, permite que o cenário dialogue com cada uma das três partes. Assim, o espetáculo revisita a versatilidade da obra de Jobim por meio de uma experiência sensorial completa, onde corpo, som e imagem se entrelaçam em uma celebração artística multifacetada”, diz a apresentação do projeto.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Theatro São Pedro apresenta dobradinha com óperas de Barber e Menotti
Notícias Mozarteum Brasileiro anuncia temporada como Bryn Terfel e Rudolf Buchbinder
Notícias Filarmônica de Minas Gerais e Sinfônica de Porto Alegre celebram mundo dos musicais
Notícias Compositor Igor Maia vence 12º Festival Tinta Fresca da Filarmônica de Minas Gerais
Crítica Barroco vivo, por Nelson Rubens Kunze
Memória Arthur Moreira Lima: calor, carisma, cultura humanística e o desejo de democratizar sua arte, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião As lições de música de Leif Segerstam, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.