A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro recebe como convidados, nesta quarta, 5, o maestro Claudio Cruz e o pianista Arnaldo Cohen para concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O programa terá o Concerto nº 2 para piano de Rachmaninov e a Sinfonia nº 1 de Brahms, e celebra 10 anos do grupo.
A orquestra é fruto do programa e é composta por 55 jovens com idades entre 15 e 24 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro.
A OSJRJ foi criada inicialmente, na década de 80, pelo Maestro David Machado, mas encerrou as atividades em 1987. Em 2014, após assistir a um concerto realizado por vários alunos do Ação Social Pela Música, o presidente do Conselho Consultivo da ONG, Ronald Riess, idealizou a retomada do grupo.
A Associação Social pela Música hoje é liderada pela violoncelista e viúva de Machado, Fiorella Soares. “Essa garotada me mostrou a capacidade que eu tinha de amar as pessoas. Neste projeto, eu concretizo o amor que eu recebo deles. Se eu não tivesse essas crianças e adolescentes eu não saberia da minha capacidade de amar. É uma grande bênção”, disse ela em entrevista a Ana Cursino Guariglia, publicada na edição de março da Revista CONCERTO (leia o texto completo no link; acesso exclusivo para assinantes).
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Memória Morre, aos 92 anos, o compositor e maestro Clóvis Pereira
Notícias Nathielle Rodrigues e Samuel Martins vencem o 3º Concurso de Canto Joaquina Lapinha
Notícias Osesp celebra Dia do Meio Ambiente e reverte renda do concerto para o Rio Grande do Sul
Notícias Soprano Diana Damrau é destaque de junho da Revista CONCERTO
Crítica Zurique apresenta ‘O anel do nibelungo’, de Richard Wagner, por Nelson Rubens Kunze
Crítica Viagem sonora e visual deslumbrante em torno de Villa-Lobos, por Camila Fresca
Crítica A música engajada de Debussy e Komitas, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.