Projeto Vale Música Belém faz concertos para celebrar 20 anos de atividades

por Redação CONCERTO 28/06/2024

O projeto Vale Música Belém celebra 20 anos em 2024 e marca a data com apresentações, em três cidades, da Orquestra Jovem Vale Música, com a participação do maestro Renan Cardoso e do pianista ucraniano Vitaly Pisarenko. O primeiro concerto acontece neste domingo, na Sala São Paulo, dentro da série Concertos Matinais. 

A história do projeto remonta aos anos 1980. Foi quando a pianista Glória Caputo, após um período nos Estados Unidos, criou a Fundação Carlos Gomes, em Belém, e, mais tarde, a Fundação Amazônica de Música, que em 2004 foi selecionada como parceira do projeto Vale Música, iniciativa do Instituto Cultural Vale que acontece em diferentes regiões do país.

Todos os anos, o projeto recebe crianças de 7 a 9 anos da rede pública, totalmente leigas, e oferece formação de musicalização inicial com flauta doce e canto coral ao nível profissionalizante, passando por conjuntos como banda sinfônica, grupo de percussão, orquestra de violinos e cordas e culminando na oportunidade de participar de uma orquestra jovem, criada em 2010, com instrumentos disponibilizados pelo próprio projeto e o recebimento de bolsa e auxílio transporte.  

Ao longo deste período, mais de 5 mil crianças e jovens da região metropolitana da capital paraense, estudantes da rede pública, participaram de um completo programa de formação musical, proporcionando inclusão social, qualificação e profissionalização no campo da cultura e arte, numa trajetória repleta de experiências, desafios e muita dedicação. "A música tem o poder de transformar vidas. O projeto Vale Música vai além disso. É uma iniciativa que forma cidadãos", diz Glória Caputo.

Depois da apresentação em São Paulo, a orquestra viaja ao Rio de Janeiro, onde toca no dia 3 de julho na Sala Cecília Meireles; e segue então para Belo Horizonte, para concerto no dia 5 de julho no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. O programa é o mesmo em todas as ocasiões, com a Abertura-fantasia Romeu e Julieta, de Tchaikovsky, e o Concerto nº 2 de Rachmaninov.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Transformando vidas, por Júlia Tygel
Notícias Theatro Municipal de São Paulo encena ‘O contractador de diamantes’, de Francisco Mignone, em português
Notícias Aniversários da Osesp e da Sala São Paulo são destaques da edição de julho da Revista CONCERTO
Notícias Theatro Municipal promove encontro para discutir ‘cantar brasileiro’
Notícias Disco da Osesp com obras de Almeida Prado vence Prêmio da Música Brasileira
Notícias Osesp abre nova edição do Festival de Campos do Jordão, que terá 60 concertos
Crítica É preciso ouvir este disco para entender Lorenzo Fernandez, por João Marcos Coelho
Crítica Carlos Kater publica ‘Encontros com Villa-Lobos’, por Camila Fresca
Compositoras em foco Michelle Agnes e a ‘Sinfonia botânica’

O pianista Vitaly Pisarenko será o solista das apresentações [Divulgação]
O pianista Vitaly Pisarenko será o solista das apresentações [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.