Milena Kędra e Aleksandra Dąbek: lições de duas artistas polonesas em Campinas

por Jorge Coli 31/05/2024

Graças a um intercâmbio já antigo em que atuam os professores Mauricy Martin e Lars Hoefs, todos os anos o Departamento de Música da Unicamp recebe artistas poloneses que oferecem recitais, aulas e workshops. Este ano vieram duas pianistas, Aleksandra Dąbek e Milena Kędra, ambas da Universidade de Cracóvia.

A primeira é jovem, 27 anos, venceu vários concursos, apresentou-se em salas prestigiosas pelo mundo, entre elas o Carnegie Hall de Nova York. É doutoranda naquela universidade. Numa conversa informal, contou que, depois do piano, sua paixão é fazer bolos: pelas fotos, eles poderiam estar em qualquer grande confeitaria de Paris, pelo aspecto artístico que têm.

Paralelamente às suas atividades na Unicamp, ela apresentou um recital na sala Watari, Barão Geraldo, Campinas, no dia 28 de maio, consagrado inteiramente a Chopin. Pequenina, um pouco tímida, seu toque mostrou-se etéreo nas passagens meditativas e poderosamente enérgico nos momentos veementes. Sutilíssimo controle dos pedais, intuição pessoal nos fraseados e nos delicados rubatos, clareza de intenções e gosto impecável, melancolia íntima, sem afetação, profunda, verdadeira, infinita sutileza na variação dos coloridos: estávamos ali diante de um Chopin concebido com finura e com verdade muito raros de se ouvir. Era evidentemente uma pianista de altíssima categoria que já tem um grande presente e terá um grande futuro.

Grande momento, na segunda parte, quando a pianista tocou o Noturno em dó menor, op. 48 como prelúdio ao Andante spianato et Grande Polonaise brillante. Sem interrupção, as obras formaram um percurso de fantásticas modulações afetivas: da meditação em tom menor inicial passou-se ao fraseado ondulante do spianato, finalizando pelo triunfo de uma Grande Polonaise realmente brilhante

Aleksandra Dąbek gravou um CD consagrado a Schumann e Chopin, facilmente encontrável no Spotify: é uma joia. Há várias interpretações suas no Youtube, recitais e participações em concursos. Aqui, de um recital de Chopin

 

No dia seguinte, pude assistir a uma palestra de Milena Kędra. Pianista, reconhecida camerista, ela é também professora carismática e apaixonada. Atua incessantemente em festivais e concursos diversos. Sua palestra versou sobre a formação musical e pianística na Polônia, com números vertiginosos de escolas diversas, academias, concursos: “Por menor que seja a aldeia, sempre tem uma escola de música que é grátis para as crianças”.

Apresentou uma plataforma essencial para os intérpretes de Chopin, mUltimate Chopin (clique aqui para acessar), que vem se aperfeiçoando desde 2013 e na qual é possível comparar as versões manuscritas, as diferentes edições das obras de Chopin, de maneira muito fácil e clara. Isso permitiu o estabelecimento de uma edição crítica universal de todas as obras em que qualquer consulente pode rastrear sem complicações a origem de todas as escolhas – e eventualmente escolher, ele próprio, a sua!

Falou também de Karol Szymanowski, de quem apresentou, com interpretação intensa, algumas obras expressivas, e do compositor polonês contemporâneo Grzegorz Miśkiewicz, que interpretou, a quatro mãos, com Aleksandra Dąbek.

Aleksandra Dąbek e Milena Kędra, vindas do país que certamente tem a tradição mais brilhante na história do piano, atuaram em várias outras atividades na Unicamp, resultando num evidente apoio importante para a formação dos alunos pianistas no Instituto de Artes. 

Leia também
Notícias Bach Society Brasil promove concertos solidários no Rio Grande do Sul
Notícias Soprano Diana Damrau é destaque da edição de junho da Revista CONCERTO
Notícias Carla Caramujo canta Mozart e Strauss com a Orquestra Petrobras Sinfônica
Crítica A música engajada de Debussy e Komitas, por João Marcos Coelho
Crítica Jocy de Oliveira e Stravinsky: noite de vanguarda no Theatro Municipal de São Paulo, por Ana Cursino Guariglia
Crítica Mahler e Beethoven em preto e branco, por João Luiz Sampaio
Especial Compositoras em foco
Dança em Diálogo Infâncias em movimento – um olhar sobre a cena infantil da dança, por Maria Eugenia de Menezes

Milena Kędra e Aleksandra Dąbek durante recital na Unicamp [Divulgação]
Milena Kędra e Aleksandra Dąbek durante recital na Unicamp [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.