Academia do Theatro São Pedro encena ‘A estrela’, de Chabrier

por Redação CONCERTO 24/10/2019

O Theatro São Pedro de São Paulo apresenta no sábado e no domingo, dias 26 e 27, uma produção da ópera A estrela, de Emmanuel Chabrier. A obra é de 1877, foi a primeira incursão do compositor no gênero e já foi definida por um crítico como “uma mistura de surrealismo, farsa e poesia”. 

Nela, há personagens como um rei que busca uma vítima a ser empalada em homenagem a seu aniversário; uma princesa apaixonada; e um mascate inconveniente. Uma comédia que permite a Chabrier, compositor que absorveu forte influência da música de Wagner, criar uma partitura repleta de invenções.

“Chabrier equilibra, com muita habilidade, o lirismo de alguns momentos com pasagens cômicas”, escreve Lauro Machado Coelho em seu livro A Ópera na França. “Além de facilidade melódica, A estrela evidencia o refinamento harmônico do compositor, inclusive no uso expressivo de dissonâncias e de efeitos de escrita vocal provenientes do folclore do Auvergne, de onde ele era originário.

A ópera será apresentada pelos cantores da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, com regência de André dos Santos e direção cênica de Walter Neiva.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Brasil musical: os destaques da programação em todo o país
Crítica O teatro barroco de Joyce DiDonato, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Cristian Budu em Barão Geraldo, por Jorge Coli

Produção de A estrela, de Chabrier [Divulgação / Heloísa Bortz]
Produção de A estrela, de Chabrier [Divulgação / Heloísa Bortz]

 

Curtir